Profecia Maia 2012 - Monumento Tortuguero 6

"The prophecies are a solemn trust from ancient times. They are the first news of events, and a valuable warning. []The prophecies of the katun shall be fulfilled!"

Book of Chilam Balam of Tizimin


El Tortuguero é um sítio arqueológico situado na região de Tabasco, no México. Actualmente, não apresenta grande atracção para os turistas (incluindo nós, que não o visitamos!), mas é conhecido essencialmente por ser de lá um dos únicos monumentos em pedra com uma inscrição que refere o fim do 13º baktun. A grande maioria das referências a fins de ciclo em inscrições maias referem-se a fins de Tuns e Katuns (tanto de uma forma retrospectiva como prospectiva) mas os fins de Baktuns são muito raros. Um altar de Naranjo e um tijolo de Comalcalco são as únicas inscrições conhecidas que se referem ao fim de um baktun que se encontrava ainda no futuro aquando da execução da inscrição, mas o mais conhecido e estudado é o famoso monumento 6 de Tortuguero, actualmente no museu Carlos Pellicer, em Villahermosa, capital do estado de Tabasco. Tendo sido alvo de estudo por parte de arqueólogos de todo o mundo (especialmente agora que a data inscrita se aproxima a passos largos), é o painel direito do monumento que concentra as atenções, mais especificamente. Nos últimos anos, a tradução com mais credibilidade foi feita por Sven Gronemeyer e Barbara MacLeod, sendo o estudo destes que nós seguiremos ao longo desta crónica. Na foto acima, vê-se que nesse museu só se encontra parte do painel direito, mas a conjugação de diferentes fotos permitiu o desenho rigoroso do monumento inteiro e do painel direito (respectivamente, abaixo representados).



A dificuldade na tradução de antigas inscrições maias é bem atestada pelo facto da tradução deste pequeno painel não ser ainda hoje consensual, ainda para mais sendo que parte dele está fortemente erodido. Os 2 arqueólogos acima referidos apresentam a seguinte tradução (interpretação?): 
 
"It will be completed the thirteenth Bak'tun
It is 4 Ajaw 3 K'ank'in
it will happen; the witnessing of 
the adornments of B'olon-Yokte'
in the great investiture "
 


Algo que poderíamos traduzir como: 
"Será completado o 13º baktun
Em 4 Ajaw 3 Kankin
acontecerá; o presenciamento 
dos adornos de Bolon-Yokte
numa grande investidura." 

 
 O busílis da questão recai, claro, sobre como interpretar esta inscrição. Aparentemente, a inscrição parece referir-se à manifestação, literal ou metafórica, de um deus ou conjunto de deuses aquando do fim deste ciclo. Mas também pode ser a associação de uma dada divindade (e suas características) a uma época histórica específica. Ou pode não ser mais do que uma referência habitual no contexto da sociedade maia pois, tal como alguns estudos revelam, Bolon Yokte é uma divindade muito associada ao final de ciclos e à reencenação dos momentos de criação do Mundo. Ou ainda que, muito simplesmente, no final do baktun seria feita uma edificação comemorativa de um monumento ou edifício em honra daquela divindade.

É neste ponto que a História começa a perder pé e a especulação impera... Gronemeyer e MacLeod acabam o seu artigo escrevendo de uma forma sincera (e científica): "Não compreendemos a religião Maia Clássica suficientemente bem para termos a certeza absoluta acerca do que os maias de Tortuguero profetizaram para o fim do 13º baktun".
 Poderíamos ficar por aqui, mas a referência específica a esta divindade leva-nos a debruçar-nos um pouco mais na sua caracterização. É isso que faremos na nossa próxima, e última, crónica acerca da "Profecia Maia 2012".